WP Greet Box icon
Olá! Se você é novo por aqui, talvez gostaria de receber nossas novidades automaticamente por e-mail.

biblia1A oferta pode ser qualquer coisa. Tudo que eu dou ou faço pra Deus é uma oferta. (jejum, oração, doações, trabalhos na igreja, colaboração, etc…)

A oferta quando é dada não faz falta, já o sacrifício é diferente pesa e faz falta.

O sacrifício é único e tem nome. Deus quando pediu o sacrifício à Abraão disse: “Toma teu filho, teu único filho, Isaque, a quem amas…”(Gen.22.2) Podemos observar que Deus teve que falar o nome do sacrifício que ele queria, porque senão Abraão certamente sacrificaria Ismael porque os dois eram filhos dele. Deus foi específico no seu pedido.

O que é sacrifício pra uns é oferta pra outros, e o que é oferta pra uns é sacrifício pra outros. O sacrifício é algo extremamente pessoal.

O sacrifício tem a vida da pessoa, a vida da pessoa está inserida no seu sacrifício. A oferta não tem a vida mas sim a consideração, a emoção: a igreja precisa de ajuda, eu estou ganhando almas através dessa oferta, eu cheguei aqui e não tinha nada, etc… São duas coisas que para muitos são muito parecidas, mas na verdade são completamente diferentes.

A pessoa quando apresenta a sua oferta no altar, ela entrega, a oferta fica no altar e ela sai. No sacrifício, a vida da pessoa fica no altar clamando por ela, como está escrito: “Pela fé, Abel ofereceu mais excelente sacrifício do que Caim; pelo qual obteve testemunho de ser justo, tendo a aprovação de Deus quanto às suas ofertas. Por meio dela, mesmo depois de morto ainda fala” (Heb.11.4) Deus se agradou de Abel e de seu sacrifício, não por ser Ele um mercenário, e sim porque a vida de Abel estava naquele sacrifício, havia sangue, renúncia. Essa foi a grande diferença entre aquilo que foi oferecido no altar pelos dois.

O sacrifício não é o que a pessoa dá e sim o que ela faz. Não é o simples fato de sacrificar algo no altar que vai determinar se o sacrifício é perfeito ou não e sim o que a pessoa fez pra chegar até ali, ou seja, o que ela teve de renunciar e fazer até o momento de chegar diante de Deus.

Visão, ambição e revolta são os três principais fatores que fazem a pessoa fazer um sacrifício no altar.

A oferta não dói, o sacrifício provoca a dor da perda de algo importante. A pessoa dá uma oferta e esquece, mas o sacrifício marca a vida de qualquer um.

O sacrifício é uma revelação de Deus, ou seja se Deus não fala não existe sacrifício.

O aroma da oferta sobe diante de Deus, mas o sacrifício faz Deus descer.

O sacrifício feito fora do altar não muda nada na vida da pessoa. O sacrifício pra mudar tem que ser feito no altar. A pessoa tem que fazer a coisa certa no lugar certo. A pessoa está acostumada a fazer sacrifícios fora do altar: para educar os seus filhos, para salvar a vida de uma pessoa enferma, abandona a família por causa da sua profissão, etc… São sacrifícios que ajudam mas não muda a vida de ninguém.

O sacrifício perfeito é realizado no altar, porque o altar é o lugar de Deus, como está escrito: “O fogo arderá continuamente no altar; não se apagará”(Lev.6.13)

Todos os problemas são resolvidos no altar, o sofrimento e a dor acabam no altar, a libertação e a mudança de vida acontecem no altar.

Sacrificar é abrir mão de algo grande em favor de algo maior. É aquilo que dou e se Deus não responde eu estou perdido. O que me deixa na total e dependência de Deus. É como pular de avião sem pára-quedas. O sacrifício me deixa sem nenhuma reserva. Não é o que eu quero dar, e sim o que Deus quer que eu dê.